11 de dezembro de 2011

Lombo de porco recheado com ameixas

Sugestão para o almoço de Natal (6 pessoas):
 
Ingredientes 

1,250grs de lombo de porco, sem osso

sal q.b.
3 dentes de alho
1 folha de loureiro seco ralado
1 colher café de colorau (pimentão doce)
1 colher de sopa de azeite
1dl de azeite
1 colher café de alecrim
1 colher de café de salsa seca picada
1 chávena de ameixas pretas secas
Vinho do Porto (aprox.1,5dl) para macerar as ameixas 
Preparação
Comece por retirar os caroços às ameixas e parta-as em pequenos pedaços para a chávena. Junte-lhes o pouco Vinho do Porto e deixe macerar durante 30 a 40' para formar um "xarope". Abra o lombo para o "planificar" em forma de rectângulo para  o rolo.
Faça uma pasta com o sal (pouco, porque vai temperar dos dois lados), os dentes de alho, a folha de loureiro, o pimentão doce, 1 colher de sopa de azeite, o alecrim e salsa picada e tempere muito levemente (para não ficar salgada) de um lado e de outro da carne, e enrole. Deixe-a descansar durante 30 a 40minutos.
Estenda o rolo de carne novamente, barre toda a parte cima com as ameixas preparadas e reserve o xarope que formou com o vinho do Porto.
Enrole com cuidado, fazendo um rolo e ate, de onde a onde, com fio de linha para culinária (pode usar linha de crochet forte) para não abrir. Embrulhe-o numa folha de papel de alumínio, coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante meia hora.
Tire o rolo do forno e retire-lhe a folha de alumínio. Sobre o rolo, deite o restante de azeite, um pouco do xarope que reservou, uma cebola descascada (partida de forma grosseira) para criar molho e leve novamente ao forno a 180º e deixe assar.
De vez em quando, regue com o restante xarope para a carne não se tornar seca e deixe assar bem. Vá virando para tostar e tomar um tom dourado e uniforme por todo o rolo.
Sirva com batata miúda assada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário