20 de março de 2010

Lombo de porco recheado

Ingredientes                                                                      
1 kg de lombo de porco
4 dentes de alho
2 colheres de sopa+ 1,5dl de azeite
1 colher de café de pimentão doce ou colorau
1 folha de louro
sal q.b
1 colher de sopa de amêndoas s/pele
7 nozes
1 colher de sopa de avelãs
1 ovo
2,5 dl de Vinho do Porto
1 cebola
fio ou linha de crochet (forte)
Preparação
Faça uma incisão longitudinal no lombo e vá cortando o interior, em toda a volta, como se planificasse a forma cilíndrica do lombo para se tornar um rectângulo estendido. Corte uma tira com 150grs (aprox.) do lombo e reserve para fazer o picado.
Prepare uma pasta com 3 dentes de alhos, o sal, o pimentão doce, o louro e 1 colher de sopa de azeite.
Espalhe levemente um pouco da pasta de tempero sobre a parte interior do rectângulo de lombo e enrole por 1/2hora. Reserve um pouco deste tempero para utilizar numa fase posterior.
Recheio
Coloque na picadora, a tira de lombo, as amêndoas, o miolo das nozes, as avelãs, 1 dente alho e pique. Coloque o picado numa taça, junte o ovo e 1 colher de azeite, mexa bem para formar um recheio uniforme.
Desenrole o lombo já temperado e cubra a parte interior com este recheio, numa espessura regular. Enrole, segure o fecho deste rolo com palitos e, de onde a onde, passe uma linha forte (crochet ou fio ) à volta do rolo de lombo, ate bem para não abrir. Retire os palitos que colocou. Espalhe a pasta de tempero que reservou sobre o rolo. Embrulhe-o em papel alumínio, coloque num tabuleiro e leve ao forno a 200º, durante 30 minutos.
Retire o papel de alumínio e regue o rolo com 1,5dl de azeite e 1,5dl de Vinho do Porto. Junte a cebola partida aos bocados para criar líquido, vá regando com o restante Vinho do Porto e deixe assar lentamente no forno a 180º.
Vire o rolo, de vez em quando, para ficar um assado uniforme e dourado.
Corte e retire os fios antes de fatiar o rolo de lombo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário