3 de dezembro de 2017

Geleia de marmelo

Ingredientes
Água q.b.
Cascas e partes do interior dos marmelos e respetivas sementes 
Água da cozedura dos marmelos depois de preparados para fazer a marmelada 
800 grs de áçúcar/1l de água de cozedura
Frascos com tampa 
Preparação
1 Escalde em água a ferver os frascos e as tampas que possa precisar. Deixe escorrer e secar bem o interior dos frascos. 
2 Ao lume, coloque as cascas e a parte interior que retirou para preparar os marmelos, cubra com  água suficiente, deixe cozer.  Coe e aproveite só a água. Adicione-a à água da cozedura dos marmelos e meça a capacidade total.
3 Junte 800 gr de açúcar por cada litro da água, leve ao lume e deixe ferver até começar a formar espuma. Quando a espuma começar a subir até ao cimo da panela, retire do lume até baixar novamente. Coloque, outra vez, a panela ao lume e deixe novamente criar espuma, deixe subir até ao cimo e retire do lume. Faça mais três ou mais vezes a mesma operação.
4 Retire com uma colherada de geleia, coloque num prato e deixe arrefecer. Teste, com a colher, o ponto que a geleia tem. Se estiver ainda muito líquido a escorrer da colher, reponha a geleia no lume e deixe a espuma da geleia subir e descer mais duas ou mais vezes, tendo cuidado de ir verificando o ponto no prato. Se tiver um aspeto solto sem escorrer e sem ficar colada à colher, então, pode retirar do lume.
5 Deixe arrefecer por uns minutos e verta a geleia nos frascos escaldados, escorridos e secos. Mantenha os frascos abertos até que a geleia esteja bem fria.
6 Coloque as tampas nos frascos e feche muito bem.












P1050299geleia lc.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário