17 de setembro de 2016

Rissóis de bacalhau


Ingredientes                                                                                                                        
Massa
3,5dl de água
1 colher de sopa de azeite
sal q.b.
275grs de farinha de trigo
2 ovos
pão ralado q.b.
óleo de girassol (ou outro) para fritar q.b.
Recheio
½ cebola  
3 colheres (sopa) de azeite
2 postas de bacalhau bem demolhado
1 dente de alho (picado)

Preparação 
A massa dos rissóis
Coloque, ao lume, um tacho com a água e o azeite e tempere com sal. Quando ferver, deite a farinha de trigo de uma só vez.  Mexa bem, em lume muito brando, até formar uma bola que se despega do fundo do tacho. Retire do lume e deixe a massa arrefecer bem.
Recheio de bacalhau
Pique a cebola muito miudinha. Refogue-a no azeite, junte o alho e as postas de bacalhau*. Tape o tacho e, em lume muito brando, deixe cozinhar lentamente. Retire as postas de bacalhau do tacho, tire a pele e as espinhas e desfaça- o. Coloque no tacho, novamente, o bacalhau já desfeito,  adicione 1 colher de sobremesa (rasa) de farinha de amido (ex. maizena), mexa e deixe ferver durante 3 minutos para formar o creme do recheio. Deixe arrefecer.
Os rissóis para fritar
Sobre uma mesa, com o rolo da massa, estenda a massa (não demasiado fina para que não rebente quando for a fritar), e deite, para cada rissol, uma colher bem cheia (chá) com recheio de bacalhau sobre uma pequena porção de massa já estendida. Dobre a massa para tapar o recheio e recorte o rissol com a ajuda de um copo. Quando todos os rissóis estiverem recheados, passe-os por ovo batido e pão ralado e frite em óleo bem quente. Deixe ficar dourados, retire, coloque a escorrer sobre uma rede fina e, depois, disponha sobre papel absorvente de cozinha.
*N.B.: Se gostar, pode refogar o bacalhau com tomate fresco e maduro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário