23 de dezembro de 2015

A mesa de Natal

O arranjo floral
A mesa pode ser decorada com um arranjo floral alusivo ao Natal. O arranjo, em tons vermelho e dourado, é colocado no centro da mesa e de forma a que não dificulte o contacto visual e o diálogo entre os convidados.
A toalha de cor clara com riscas douradas e discretos desenhos de Natal de igual tom. A louça é de porcelana branca com riscas largas em vermelho cardinal e com desenhos dourados. (1)
O marcador ou sousplat de cor dourada e que se retira da mesa quando se passar ao momento de servir a sobremesa. Prato de carne (prato principal) sobre o marcador, o de peixe e o de sopa ou consommé fica em cima. (2 e 3)
Os talheres são colocados de fora para dentro. A colher de sopa, as facas de peixe e de carne ficam à direita do marcador. As lâminas das facas ficam sempre viradas para o marcador. (4)
O garfo de peixe e de carne colocam-se à esquerda do marcador, de fora para dentro. (5)
Os talheres de sobremesa colocam-se em frente do marcador e de fora para dentro. O garfo coloca-se com o cabo para a esquerda e junto ao marcador. A seguir, a faca e a colher (por fora) e ambas com os cabos para a direita. A lâmina da faca fica virada para o marcador. (6)
O prato do pão e uma pequena faca para manteiga ou patés coloca-se à esquerda, em a linha com os garfos. (7)
Os copos de vinho branco, vinho tinto e água são colocados da direita para a esquerda, em frente aos pratos. (8)
O guardanapo, com ou sem argola, deve ser sempre de pano num dos tons da toalha e fica à esquerda dos garfos. O guardanapo estende-se sobre o colo. Só se usa para limpar os lábios de pequenos restos de alimentos e novamente é colocado no colo. No fim da refeição, o guardanapo volta a ser colocado na mesa e à esquerda, mas não dobrado. (9)
mariam

Nenhum comentário:

Postar um comentário