15 de outubro de 2015

Marmelada


Outono e o tempo dos marmelos chegou. Esta é uma receita simples e rápida de confecionar a marmelada.
Ingredientes 
marmelos
açúcar
água
1 pau de canela (opcional)
Preparação 
1 Lave muito bem e arranje os marmelos partidos aos quartos, com casca, retirando só as partes picadas ou pisadas, ou descasque-as se preferir e optar por fazer, também, geleia, e retire-lhes a parte interior que contém as sementes. Reserve as cascas e o interior retirado.
2 Pese a quantidade de marmelos preparados e, por cada quilo (Kg), junte 800grs de açúcar e 4 colheres de água e coloque na panela de pressão que tenha capacidade adequada. Junte um pau de canela se gostar. Leve ao lume e quando o botão de pressão começar a apitar e a rodar, baixe a intensidade do lume e deixe cozinhar por mais 10 minutos. 
3 Retire a panela do lume. Não retire a tampa da panela de pressão. Deixe que a pressão saia completamente e, só depois, com segurança, destape a panela. Deixe arrefecer um pouco e desfaça tudo com varinha mágica. 
4 Distribua a marmelada por tigelas (ou taças) bem escaldadas com água a ferver e completamente escorridas. Ponha as tigelas de marmelada a secar uns dias em local seco e, por fim, coloque papel vegetal embebido em aguardente a tapar cada uma delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário